Estudantes fazem caminhada em prol da reciclagem

Estudantes fizeram caminhada para comemorar o Dia Mundial da Reciclagem, em Itapissuma, Região Metropolitana do Recife. A ação foi promovida pela Ambev em parceria com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Padre José Sevat e apoio da prefeitura do município. Cerca de cinco mil alunos e funcionários de 17 escolas municipal, estadual e particular de Itapissuma mobilizaram-se em arrecadar o maior número de materiais recicláveis para a gincana “Colabora Aí”. Em 2015, foram seis mil toneladas. Para este ano a expectativa é de 30 mil toneladas de resíduos coletados.

O evento, que também teve com apoio da Universidade de Pernambuco, percorreu a avenida principal da cidade até o Ponto de Entrega Voluntária (PEV), instalado pela Ambev, em 2014, com o objetivo de que a comunidade participe ativamente na coleta seletiva de resíduos sólidos. Segundo o secretário de educação de Itapissuma, Marcos Oliveira, a ação é muito importante para conscientizar a população. “Eu repito o que tem sido dito pelos educadores, é uma caminhada que deve ser feita por todos, em prol do meio ambiente”, finalizou Oliveira.

Uma das provas do sucesso da parceria entre a Ambev e a Associação é o aumento do número de cooperados e o avanço estrutural da ONG. Há anos a cooperativa luta por melhores condições. “Este ano conseguimos nos estruturar fisicamente, com a construção de melhores instalações e assim trabalhar”, destaca a presidente Semi Pereira da Silva. De acordo com dados da Ambev Recicla, a instituição cresceu vertiginosamente. Em 2014 eram coletados 5,77 toneladas por mês de resíduos sólidos para a reciclagem. Já em 2015, foram 76,70 toneladas mensais.

Fonte: Diario de Pernambuco